Essa receita rende 20 unidades, a massa é leve e fofinha, é ideal para por recheio ou cobertura. São porções individuais, portanto um para cada convidado no mínimo. O custo, considero baixo!
![]() |
3 ovos
1 1/2 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de óleo
1 xícara de cacau em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água morna
1 colher de chá de fermento
Cobertura:
Chantilly
Preparando:
Bata as claras em neve e reserve. Ligue o forno e separe as forminhas de papel. Na batedeira bata bem as gemas, o açúcar e o óleo até formar um creme. Em uma tigela coloque a farinha, o cacau e o fermento e misture. Acrescente essa mistura de secos ao creme da batedeira alternando com a água morna até ficar homogêneo. Retire da batedeira e misture com calma as claras em neve. Distribua a massa nas forminhas, só 3/4 é suficiente, e asse a 180ºC, nos primeiros 10 minutos não pode abrir o forno mas demora uns 25 minutos para assar completamente. Retire do forno e deixe esfriar para manuseá-los.
Montagem:
Podemos recheá-los, tirando uma tampinha com a ponta de uma faca ou com um cortador para rechear cupcakes, depois tampando novamente. É gostoso rechear com leite condensado, brigadeiro, nutella, mousse de limão ou de maracujá as opções são muitas. Mas olha, sem recheio são igualmente maravilhosos, e economizamos nas calorias. A cobertura é chantilly, vem pronto é só bater, colocar em um saco de confeitar e fazer espiral sob os cupcakes.
*Gastronomize: Para a cobertura faça uma ganache bem forte de 200g de chocolate meio amargo, 150g de creme de leite e umas gotas de baunilha ou rum. Deixe na geladeira durante uma hora. Misture bem, encha o saco de confeitar e faça espiral! É sensacional o sabor!
Os cupcakes existem há bastante tempo, o primeiro registro data de 1828 em um livro de receitas de Eliza Leslie. Foram originalmente criados na Europa, mas a sua fama pelo mundo inteiro é mérito dos Estados Unidos, que comercializavam cupcakes já nas suas primeiras padarias com excelência e em 1996 abriu em NY sua primeira cupcakeria. Os famosos filmes Hollywoodianos, "O Diabo Veste Prada" ou "Mulheres Perfeitas" exploraram a beleza da imagem perfeita desses pequenos bolos.
É muito diferente do muffin pois é requintado, é uma jóia, está presente nas festas como complemento ou substituto do bolo de aniversário. É uma ideia aprimorada e desperta desejo. Uma delícia.
Bon appétit
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sugira ou pergunte!