Sabor incomparável e curioso, feito com um grão crocante e delicioso. Um docinho brasileiríssimo presente em várias ocasiões festivas, por exemplo, nas festas juninas como doce típico. De custo médio, pois o amendoim está inflacionado, mas simples de fazer!
O doce é leve e pode haver algumas variações dependendo da região do país em que você se encontra, mas no geral, selecionei para divulgação, a melhor receita em relação ao custo/benefício, é sensacional!
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de amendoim torrado e moído
1 colher de sopa de cacau em pó
250g de açúcar cristal
100g amendoim inteiro (para decorar)
Preparando:
Em uma assadeira, coloque o amendoim e leve ao forno alto para torrar, mexendo sempre para que torrem por igual. Quando torrados, deixe esfriar e retire as casquinhas, separe uma xícara e bata no liquidificador.
Em uma panela grande coloque o leite condensado, o amendoim moído, o cacau e a manteiga. Misture tudo muito bem, ligue o fogo e deixe reduzir a mistura até desgrudar da panela e dar o ponto de enrolar. Unte um prato com manteiga coloque o doce lá e deixe esfriar por algumas horas.
Montagem:
Faça bolinhas e molde o cajuzinho, passe no açúcar e finalmente decore com o amendoim inteiro, se for cento, meio amendoim é melhor esteticamente.
*Gastronomize: Acrescente 1 colher de sopa de manteiga de amendoim antes de levar ao fogo. Para empanar os doces é tradicional o açúcar cristal, mas prefiro o açúcar de confeiteiro que deixa uma consistência diferente, como uma casquinha.
O Cajuzinho é um doce "mascarado", se chama cajuzinho pois seu formato é da fruta caju além de seu sabor que realmente é semelhante ao da castanha de caju, mas olha só, na receita usamos somente o amendoim, que é protagonista desses docinhos. O amendoim é uma ótima fonte de energia, nele encontramos vitamina E, zinco, ferro, fósforo, cálcio e magnésio. Muito legal,
pois é riquíssimo em nutrientes, benéfico à saúde e graças a Ele podemos então agregar um
pouco de conteúdo nutricional às nossas mesas de doces e assim comer sem culpa!!!
Espero que provem...
Bon appètit
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, sugira ou pergunte!